28 de jan. de 2013

O que dizem

            Não faça isso. É errado.
            Você não vai conseguir.
            Depois não diga que não lhe avisei.
            Eu acho um absurdo você pensar assim...
            [...]
[inserir qualquer outra frase opinativa, sem argumentação sustentável, que quase sempre é baseada na batalhada história de vida do indivíduo que a profere, o qual é facilmente confundível – por ele mesmo – com um anjo da guarda que te livrará de todo o sofrimento].

Chato de ouvir, mas tem gente que adora dizer. Claro: boa parte das vezes, apenas em nome do amor e da preocupação.

Todo mundo erra. Um livro bobinho e engraçado¹ me fez atentar que, de tempos em tempos, no entanto, você acha que tá andando na linha e se sente no direito de criticar os outros, esquecendo tudo que já fez e tudo o que virá a fazer de errado e, principalmente, o motivo de ter feito/vir a fazer tais coisas.

Desconsidera, também, que onde você enxerga erro pode haver respaldo, lógica ou até mesmo apenas uma explicação, ainda que para você não seja suficiente (de quem é o problema, aliás?).

Aqui vai uma triste notícia: sua opinião é tão passível de engano quanto as ações do outro que você recrimina, e que é o maior interessado nele mesmo.

Não, não acho ótimo sair agindo sem ouvir ninguém, não quando isso afeta outras pessoas de maneira negativa. Mas quanto aos meus calos, minhas dificuldades, minhas experiências, desculpem, só sendo eu para saber, e olhe lá.

Mais uma dica aleatória e sem compromisso: quando as pessoas pedem sua opinião, elas querem mesmo é ajuda para encontrar as próprias opiniões². O que se dirá de quando não pedem e você vai lá e fala o que quer?

A linha entre preocupação e intromissão é muito ténue. Na dúvida, se não conseguir o tão delicado silêncio, ao menos pergunte.

Em resumo, tento ser adepta do “não tenho certeza” e do “quero saber mais sobre isso”.

A incerteza, ela mesma, tem minha inteira consideração. Há quem chame de ignorância. Eu chamo de aprendizado. Há quem chame de omissão. Eu chamo de respeito.

Mas isto é só o que eu estou dizendo.

______________________________________________________________________
¹ "Sou um Desastre com as Mulheres", de Justin Halpern.
² "Underemployed", seriado da MTV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário